Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Aprendendo a ser independente

Receber ajuda com as tarefas domésticas nunca é demais, e os filhos podem e devem contribuir.

Além de cooperar para a organização da casa, participar dos afazeres é uma forma da criança aprender a dividir responsabilidades e ser uma pessoa mais independente já em sua formação.

Quer saber como os pequenos podem ajudar?

Veja a seguir dicas de tarefas domésticas indicadas para crianças e maneiras criativas de incentivar a participação dos seus pequenos ajudantes.

Tarefas domésticas para crianças

Com criatividade é possível transformar as tarefas domésticas em atividades divertidas. Como brincando se aprende muito mais rápido e de forma lúdica, as competições e jogos de faz de conta são perfeitos para ensinar.

Por exemplo, brinque de guardar a roupa inventando um serviço de entrega entre a lavanderia e os quartos. Outro jeito divertido de tirar o pó dos móveis ou lavar a louça, é fazer de conta que estão em comercial de produtos de limpeza.

Os programas de culinária estão em alta, até mesmo as versões com crianças são populares. Então que tal brincar de chef de cozinha enquanto o seu filhote ajuda com os preparativos para o jantar? Pode ser divertido.

Os mais pequeninhos vão adorar apertar os botões da máquina. E claro, aproveite todas as ocasiões para ensinar a tarefa, sempre supervisionando os pequenos.

Brincadeiras deixam as tarefas domésticas mais interessantes

E se você contar com mais de um ajudante, pode ainda organizar competições. Por exemplo, a criança que juntar os brinquedos ou arrumar o quarto mais rápido ganha pontos. Determine um prêmio de participação; o vencedor pode escolher uma sobremesa para o jantar ou um passeio de domingo.

Procure incluir música enquanto fazem as tarefas domésticas, cantem e dancem juntos. São detalhes como esse que tornam as atividades corriqueiras em momentos inesquecíveis. 

O que as tarefas domésticas ensinam às crianças

O serviço de casa nada mais é do que um trabalho em equipe. Incluir as crianças nas tarefas domésticas é uma maneira de estimular valores importantes para uma melhor convivência e colaboração em grupo, nesse caso a família.

Ao fazer parte dessas atividades, a criança passa a entender que a limpeza e a organização da casa não é apenas responsabilidade da mulher ou do adulto, mas dela também.

Como qualquer outra tarefa, os afazeres domésticos são oportunidades para exercitar competências, lógica e raciocino, como também a coordenação motora. Uma criança que participa dessas atividades certamente aprende pela experiência, mas é importante que os pais estejam próximos para apoiar e ensinar.

Confira essa lista de afazeres indicados para crianças:

–          3 a 5 anos: colocar as roupas na máquina de lavar e apertar os botões, regar as plantas, guardar os brinquedos.

–          6 a 8 anos: arrumar a cama, enxaguar a louça, lavar frutas ou verduras, separar a roupa para lavar, varrer o chão, tirar o pó dos móveis, alimentar os pets, colocar a mesa.

–          8 a 10 anos: passar aspirador, ajudar no preparo das refeições, estender a roupa no varal, limpar o quintal, lavar o cachorro para passear, ir no correio ou no mercadinho.

E você, os seus filhos ajudam em casa?

Quais as tarefas que eles participam?

Acha que essas dicas podem ajudar? Envie seus comentários e sugestões.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Average: 0]
Avatar

Mariana Poli

Criei esse blog para distrações e passar dicas. Gosto muito do mundo virtual e as novas amizades. https://tanzania-travel-templates.net/sobre/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo