Plano de Saúde para idosos: Fique atento antes da contratação

Os avanços da medicina e a busca por uma melhor qualidade de vida aumentaram a expectativa de vida da população. Com isso, cresceu o número de pessoas que buscam um plano de saúde para idosos.

Entretanto, encontrar uma corretora de plano de saúde que consiga atender todos os requisitos pode ser uma tarefa um pouco complicada.

A partir do conhecimento dos direitos básicos, essa missão passa a assumir uma certa facilidade.

Conheça agora um pouco mais sobre os planos de saúde e também veja quais são os pontos de atenção que todo cidadão deve ter antes da contratação.

O que analisar na hora de contratar um plano de saúde para idosos?

Quando o assunto é saúde, todas as questões envolvidas devem ser analisadas minuciosamente, para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Durante a contratação desse tipo de serviço, independente se seja um plano de saúde em Santos, cidade com maior número de idosos do país, ou no restante do Brasil, será necessário analisar se irá oferecer todos os serviços essenciais para essa faixa etária.

A escolha de um plano de saúde para idosos demanda bastante planejamento e as questões financeiras não devem assumir posições de destaque durante a decisão final.

A primeira dica é buscar uma boa corretora de plano de saúde, que conte com profissionais qualificados e prontos para direcionar a melhor escolha.

Outros pontos também irão necessitar de análise, sendo eles:

  • Especificações da rede credenciada

Todos os planos de saúde, seja ele para idosos ou para jovens, precisam ter uma boa rede credenciada. Além de checar os médicos, clínicas e hospitais disponíveis, é importante verificar a localização.

A mobilidade pode ser um problema para quem já atingiu a terceira idade, então verificar a proximidade e a facilidade de acesso à rede, também deve ser considerado durante a análise.

  • Verificar a carência oferecida

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipulou o prazo de carência dentro do plano de saúde para idosos, então, cabe a verificação prévia.

A ideia é ver se o plano que está prestes a ser contratado segue os prazos estabelecidos pela ANS, podendo ter pequenas variações, porém, nunca ultrapassar o máximo estipulado.

Os prazos podem variar de 30 a 180 dias quando se trata de consultas, internações e exames. No caso de urgência, a carência é de 24 horas após a contratação.

  • Portabilidade

A portabilidade é um direito de todo o cidadão que possui um plano de saúde, então para os idosos não será diferente. Algumas operadoras podem dificultar essa operação, então é necessário ter tudo esclarecido antes de assinar o contrato.

É dever cumprir todos os prazos de carência estabelecidos e então a portabilidade pode ser feita de forma tranquila. É importante lembrar que a existência de qualquer problema, a ANS deverá ser contatada. 

  • Plano de saúde sênior

Os planos de saúde sênior, além da possibilidade de atendimento, também oferecem programas de prevenção, acompanhamento geriátrico e controle geral dos exames.

A modalidade foi criada pensando nas pessoas que já se encontram na terceira idade, porém não querem depender dos jovens para cumprir com a rotina médica.

Considerações finais

Todos os pontos analisados devem ser levados em consideração na hora da contratação do plano de saúde, porém, é imprescindível que todo o contrato seja lido para que todas as questões sejam esclarecidas.

Assim como os jovens, os idosos também merecem ter dignidade e respeito quando o assunto é a saúde. Seguir as exigências normativas pode garantir que diversas vidas sejam beneficiadas.

Outras informações: https://tanzania-travel-templates.net/tudo-sobre-seguros/

Conte com a ajuda de uma corretora de saúde de confiança para fazer uma escolha mais assertiva.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Average: 0]
Avatar

Mariana Poli

Criei esse blog para distrações e passar dicas. Gosto muito do mundo virtual e as novas amizades. https://tanzania-travel-templates.net/sobre/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo